quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Tempo de QUALIDADE nas relações familiares

Tempo de qualidade em família, o que é para ti?



Muito se fala de gestão do tempo e da sua importância na vida de todos nós.

No entanto, podemos gerir o tempo de forma a conseguir um equilíbrio na nossa vida, sem que tenhamos tempo de qualidade nas nossas relações familiares e/ou amorosas.

créditos: site home chefs
Em termos de parentalidade o tempo de qualidade com os filhos tem sido amplamente debatido. Presentemente com as redes sociais e os telemóveis, muitas são as famílias que durante a refeição estão pai e mãe "agarrados" ao telemóvel, e por vezes até as crianças com tablets a jogar. O diálogo, a partilha familiar, as brincadeiras, as perguntas e respostas, tudo fica anulado nesse momento que poderia ser de tempo de qualidade

O ritmo acelerado da maior parte das pessoas faz com que os momentos de comunhão familiar seja muito reduzido.
Então como optimizar esse tempo tão curto?

Tempo de qualidade com os filhos - 
Já pensaste que o momento da refeição, normalmente o jantar pode ser o tempo ideal para todos conversarem sobre o seu dia, comentarem algo que tenha acontecido, os filhos podem colocar questões que vão nas suas pequenas cabecinhas pensadoras, ou contar algum episódio da escola que os tenham marcado no dia, podem aproveitar para falar da importância dos alimentos, ter gestos de afeto, rir em família.
créditos: site papodepai
Quando vais com os teus filhos ao parque ficas a vê-los, a estimular as suas aventuras ou ficas ligado ao telemóvel e deixas os filhos sozinhos? Brincas com os teus filhos? Conversas e passeias com os teus adolescentes, fazem coisas em conjunto, sem estarem no telemóvel? Podes arranjar programas que eles gostem, atividades ao ar livre, concertos, teatro, jogos.
Institui o DIA da FAMÍLIA na sua rotina semanal e cria as tuas regras. O dia da família pode ser um dia inteiro  sábado ou domingo, por exemplo, ou algumas horas apenas. O importante é que exista o compromisso comum de, durante esse tempo, se dedicarem a aproveitar exclusivamente a companhia uns dos outros.

Tempo de qualidade do casal-
Pode ser quando se deitam as crianças e os dois seres ficam no sofá agarradinhos a ouvir uma música ou a ver um filme, ou simplesmente a relaxar a beber um chá ou um vinho no silêncio dos carinhos simples, dos abraços, do aconchego.

Tempo de qualidade com os pais, avós-
Pode ser quando largamos o telemóvel e nos sentamos a ouvir as suas histórias do antigamente, da sua juventude ou sermos nós a contar-lhes algo que se passa na nossa vida, no nosso quotidiano. 
Trazer alguma alegria aos nossos pais, mães, avós, avôs no pouco tempo em que nos "cruzamos" com eles, e que eles tanto anseiam.

A vida é demasiado curta para nós desperdiçarmos tanto tempo ao telemóvel a falar com amigos ou absortos nas redes sociais completamente alheios às necessidades daqueles que nos rodeiam. Mais tarde vamos pagar a factura, os nossos filhos vão isolar-se e quando quisermos dialogar com eles, já será tarde porque demos o exemplo errado.

Porém podemos escolher largar a TV e os telemóveis à mesa durante as refeições e reservar um tempo de qualidade com as  pessoas da nossa família.
Conheço um homem que decidiu desligar a TV durante a refeição e substituiu por música ambiente (jazz, chillout, instrumental, clássica) e estava contente porque esse momento em família com sua esposa e filha passaram a ser de muita conversa, partilha, a  rir muito à mesa. As refeições estão agora mais tranquilas em harmonia, disse-me ele.

A qualidade desses momentos é aquilo que promove uma maior conexão entre todos e o desenvolvimento de uma auto estima saudável (de todos). Quando todos nos sentimos vistos, ouvidos e aceites o nosso ser expande em AMOR.

Como queres tu gerir o teu tempo de qualidade com as pessoas do teu seio familiar?
Ainda vais a tempo, sabias?

Deixo-vos um video que se tornou viral a propósito dos telemóveis à mesa 
https://youtu.be/6_-xTxP1hD4



Em Amor
Com Alma Corpo e Mente

Cristina Méga
Cristinamariamega@gmail.com
Facebook: PNL Com Paixão

Sem comentários:

Enviar um comentário