quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Este ano vou...usar um diário!



Desde a adolescência que vou registando num caderno pensamentos, ideias, sonhos que tive, listas de tarefas, de músicas e de filmes. No fim, esse caderno vai ocupar um lugar na prateleira, ao lado dos cadernos anteriores, convivendo em perfeita harmonia sonhos e memórias múltiplas, que ao longo dos anos vão guardando parte do que sou e a minha evolução.

Com o passar dos tempo, as agendas («planners») em que escrevia tornaram-se insuficientes para a quantidade de ideias que eu precisava de registar. Assim, fui cada vez mais personalizando os meus cadernos-agendas, transformando-os em diários e descobri que há uma versão muito interessante disso: o bullet journal.

A sugestão para este ano, que se prevê regido pela comunicação e a criatividade, é que experimentem utilizar um caderno em branco – ou uma agenda, caso a ideia de terem páginas virgens para personalizar seja demasiado arrebatadora – para poderem agilizar a mente e o dia-a-dia, canalizando o tempo para o que mais importa.

A ideia de usar um journal é, sobretudo, aumentar a produtividade através da escrita, pois escrever ajuda a organizar os pensamentos e, consequentemente, a clarificar ideias. Além disso, permite também expandir a criatividade se quisermos acrescentar desenhos, quadros, tabelas, cores, colagens, etc.

Aqui ficam algumas ideias do que podem registar.

- calendário mensal e anual
- intenções para 2019
- data mensal do período (e, para quem quiser ser mais preciso, incluir as alterações fisiológicas e emocionais ao longo do mês)
- reflexão mensal (qual o momento mais marcante deste mês; que lição posso tirar do mês que passou; estou a honrar as minhas prioridades?; o que posso melhorar no próximo mês?; Agradeço por...)
- passwords
- lista de compras geral
- livros a ler
- filmes a ver
- músicas a ouvir
- restaurantes a experimentar
- lugares a visitar
- lista de desejos
- lista de tarefas
- coisas emprestadas
- despesas / dívidas correntes
- snacks saudáveis
- coisas importantes que os filhos/amigos/outros dizem
- aniversários

O diário/journal é algo muito pessoal: cada um tem de perceber o que precisa de registar, o que funciona para si mesmo e o que não serve. Existem já sistemas mais ou menos estabelecidos, depois é uma questão de adaptar às necessidades pessoais de cada um:


Que 2019 seja um ano de clareza de pensamentos, de ação. Que desperte a consciência que nos leve a agir – uma verdadeira mensagem: mens (mente) agem (age)!

Em Amor...
Com Alma Corpo e Mente.

Sem comentários:

Enviar um comentário