sábado, 19 de janeiro de 2019

A importância de cultivar uma mente de principiante

Cultivar uma mente de principiante é uma das atitudes de mindfulness. Significa adotar um olhar curioso sobre a vida, sobre o que nos acontece e nos rodeia a cada momento.

Permite-nos deixar de lado crenças e condicionamentos de experiências passadas e abraçar o novo.

Permite-nos abdicar da necessidade de controlar e de querer saber tudo para olhar para o que está AQUI e AGORA, para o que está a acontecer a cada momento que experienciamos pela primeira e última vez.

Com uma mente de principiante abraçamos cada momento como único e irrepetível, abrimos espaço para novas ideias, novas perspetivas e encaramos cada momento com curiosidade e vontade de aprender e evoluir.

Muitas vezes deixamos que os nossos pensamentos e as nossas crenças sobre o que "sabemos" nos criem obstáculos que nos impedem de ver as coisas como elas realmente são. Quando assumimos que não sabemos tudo, que não controlamos a vida, permitimo-nos observar, refletir, aprender e desenvolver a nossa mente. Ao contrário, com uma mente fixa e cheia de "certezas", pensamentos e julgamentos não existe espaço para o novo, para a aprendizagem e crescimento.

Com uma mente de principiante os obstáculos e os erros passam a ser vistos como oportunidades de melhoria, percebemos que não controlamos aquilo que nos acontece apenas a forma como reagimos, apreciamos o que já temos a cada momento e lembramo-nos que apenas existimos no presente.
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash


Com uma mente de principiante observamos tudo como se fosse a primeira vez, porque na verdade é. Cada momento é único e contém possibilidades únicas.

Procura começar cada dia com uma mente de principiante, lembrando-te que na vida não fazemos nada duas vezes.

Experimenta com alguém que conheces - a próxima vez, pergunta-te a ti mesma se vês essa pessoa com um “novo olhar”, como ela é realmente? Experimenta olhar com curiosidade, como se fosse a primeira vez para os teus desafios, as tuas relações, o teu trabalho, o teu corpo.

Experimenta e observa como a perspetiva muda, a vida flui e o encantamento acontece.

Deixo-vos um vídeo do Jon Kabat-Zin que explica esta atitude de mindfulness.



Em Amor...
Com Alma, Corpo e Mente.

Cristina Batalha
cristinabatalha@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário