sábado, 23 de fevereiro de 2019

Voltar à Terra....Ecoaldeias e eco experiências.


Ecoaldeias são aldeias que têm como base uma economia assente em princípios de solidariedade e sustentabilidade.

As ecoaldeias dão resposta ao desejo de encontrar uma forma alternativa de viver ou apenas à busca por um estilo de vida longe do meio urbano e mais próximo da natureza.

Muitas pessoas estão profundamente cansadas física, emocional e mentalmente com a vida da cidade e viver numa ecoaldeia ou ter uma eco-experiência - ainda que por alguns dias - significa (re)aprender a viver em comunidade, apreciar a interação com pessoas de diferentes nacionalidades, estar em contacto com a natureza de forma responsável e estabelecer um salutar compromisso com a saúde e a qualidade de vida.

Falar de ecoaldeias é, ainda, falar de conceitos como a permacultura - um sistema de "agricultura permanente". A permacultura contribui, seguramente, para a criação de um habitat saudável e de sistemas agrícolas ecológicos de uma aldeia.

Podes saber mais sobre Permacultura consultando:
e

Foto: retirada do site Open4Sustainability

Nas ecoaldeias existem ainda várias modalidades de experiência, por exemplo, poderás ter direito a alojamento e alimentação em troca de algumas horas do teu dia colaborando nas atividades/tarefas da comunidade: fazer refeições, trabalhar na terra, etc...

Podes também usufruir da estadia como visitante e pagar um valor ajustado ao número de dias de permanência na ecoaldeia.

   Foto: site https://www.tamera.org/

Se te imaginas a viver uma eco-experiência convidamos-te a visitar o site da Eco Life Experience onde terás reunida alguma informação sobre as várias ecoaldeias espalhadas por Portugal, a sua localização e modalidades de estadia.

Para saberes mais consulta o site da Ecolife.

Podes também visionar uma reportagem e um vídeo curto sobre a Ecoaldeia de Cabrum (Viseu) onde te ajudará a perceber o que é viver esta experiência.


                                                                      
  
                                        Fotos: Facebook Associação Amakura – Ecoldeia Cabrum

Poderás também, ver o documentário "Que Estranha Forma de Vida"onde são dadas a conhecer formas de vida paralelas à sociedade. Neste documentário ficamos a conhecer a realidade de três projetos: Ecoaldeia de Cabrum, o ECO e Tamera:

Bem, e agora é só começares a pesquisar e dar o primeiro passo!

Enjoy the Life Experience*


Em Amor,
com Alma, Corpo e Mente.



Teresa Peral
teresaperalribeiro@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário