quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Relacionamentos – 5 passos para viver em amor

As relações que construímos são seguramente o lugar mais mágico e, ao mesmo tempo, mais desafiante das nossas vidas. Nelas, encontramos o afeto, ternura, paixão, amor, felicidade e realização que tanto nos preenchem.

Mas é também nas relações que nos deparamos com os sentimentos mais densos, escuros e confusos… A sensação de que não somos amados, ou que damos mais do que recebemos. O facto de depositarmos expectativas na outra pessoa que nunca chegam a ser cumpridas. A vivência de angústias e discussões que parecem não ter fim e teimam em surgir sempre pelas mesmas razões. (Etc…)

Imagem disponível em: www.psicoadapta.es

Viver em harmonia e paz é um desafio difícil de cumprir e, quase sempre, é em nossa casa que vivemos as relações mais conflituosas e complexas. Nas relações familiares e conjugais somos muitas vezes convidados a observar sensações e situações desconfortáveis para nós, que nos deixam tristes, confusos ou ansiosos.

Não existem receitas mágicas para cuidar das nossas relações mas existe, sim, a certeza de que todos temos a habilidade para estabelecer relações mais amorosas e positivas. Por vezes são os pequenos passos que nos ajudam a percorrer juntos este trilho sinuoso dos desafios relacionais. Experimenta conhecê-los e colocá-los em prática:

1 – Conhecer e comunicar a tua verdade

Define como prioridade conhecer-te a ti mesmo(a). Procura perceber como te vês na relação com o outro. És alguém forte, frágil, dependente, orientador … Estás triste, contente, satisfeito(a), frustrado(a), … Sentes-te respeitado, reconhecido, atacado, desprezado, …

Observa-te e identifica o que sentes quando te relacionas com a outra pessoa. Fala com ela sobre isso. Diz algo como: - “Sinto-me…”, falando de ti, sem fazeres acusações ou criticas à outra pessoa. 

2 – Escutar a outra pessoa

Pede à pessoa com quem tens uma relação importante que te diga também como se sente em relação a ti. Permite que se expresse, escuta-a sem julgar ou interromper. Dá-lhe o direito de se expressar como ela consegue ou sabe e tenta entender os seus sentimentos, colocando-te no seu lugar.

Talvez te surpreendas ao descobrir que muitas vezes a outra pessoa sente o mesmo que tu sentes, ainda que as suas razões possam ser diferentes das tuas.

3 – Aceitar as diferenças

Não somos todos iguais. E isso é bom. Mas às vezes as diferenças são as grandes fontes dos conflitos.

Escutar o outro permite-nos entrar no seu mundo, perceber melhor como ele(a) vê as situações e porque reage de forma diferente da nossa. As suas razões não são as mesmas, a sua realidade interna é diferente. Em alguns momentos basta escutar atentamente o que nos estão a dizer para percebermos e aceitarmos determinados comportamentos da outra pessoa, convivendo melhor com eles ou encontrando soluções de compromisso em que ambos se sentem aceites e respeitados.

4 – Disfrutar dos aspetos positivos

Todas as relações têm aspetos positivos. Fazer com que eles aconteçam mais vezes ou reforçá-los na relação é uma ajuda enorme para convivermos e nos relacionarmos de forma mais harmoniosa e feliz.

Convida mais vezes a outra pessoa para fazerem algo de que ambos desfrutam. Aproveitem as vossas semelhanças para construir algo juntos.  

5 – Aprender com os outros

Em cada relação, lembra-te sempre de algo muito importante: Cada pessoa que encontramos no nosso caminho é um espelho que reflete e nos mostra características nossas que muitas vezes desconhecemos ou rejeitamos.

Aceitar a proposta de ver a outra pessoa como um mestre no teu caminho que e mostra o que podes fazer melhor por ti, nem sempre é fácil. Experimenta questionar-te: O que será que me está a mostrar? Que mais posso aprender sobre mim na relação com essa pessoa?

Imagem disponível em: recortedaalma.blogspot.com

As relações são um “mundo complexo” cheio de testes e provas de superação. São um lugar onde podemos crescer e desenvolver-nos. Por isso, observa cada uma das tuas conexões, sobretudo as mais significativas, com carinho e atenção. Atenta onde existe harmonia e onde permanece o conflito ou a insatisfação.

Se alguma vez te sentires perdido(a), angustiado(a) ou confuso(a) numa relação demasiado desafiante, procura o apoio de um(a) especialista que te ajude a cuidar de ti e das tuas relações. 

Crescemos quando aceitamos que os outros também vieram ajudar-nos no nosso caminho de evolução.

Em Amor...
Com Alma Corpo e Mente

Daniela Toscano
danielalourotoscano@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário