sábado, 8 de dezembro de 2018

Qual é o principal factor que contribui para a felicidade humana?

O estudo de Harvard que durou 75 anos, procurou perceber qual é o principal factor que contribui para a felicidade humana, mostra-nos resultados surpreendentes e responde à principal questão para a qual todos queremos resposta.   


O que nos faz então sentir felizes e saudáveis ao longo da nossa vida? Deixa-me já dizer-te que se pensaste em dinheiro, fama ou algum resultado externo, de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger, estás enganado. Durante o estudo sobre o desenvolvimento adulto, Waldinger teve acesso a vários dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação com a vida e partilha os resultados nesta  inspiradora Ted Talk que vos deixo abaixo.


De acordo com Waldinger, a conclusão sobre qual o principal fator que afeta a nossa felicidade e bem-estar é:


“Boas relações mantém-nos mais felizes e saudáveis”.


Sim o maior preditor da felicidade e realização pessoal são mesmo as boas relações e o Amor!
O estudo refere que ter alguém com quem contar ajuda o nosso sistema nervoso a relaxar, fortalece a nossa saúde mental e reduz a dor emocional. Os dados mostram ainda que quem se sente sozinho tem maior tendência para adoecer e morrer mais cedo.


Estes resultados mostram que não tem tanto a ver com o número de amizades ou se estamos ou não numa relação amorosa, mas que aquilo que realmente importa é a qualidade das relações mais próximas. No fundo, tem mais a ver com o nível de proximidade e autenticidade que existe nas relações, relações em que podes efetivamente relaxar e ser visto como verdadeiramente és.


Esta conclusão é um excelente lembrete para todos nós começarmos a dar maior importância e prioridade a criar maior conexão e relações autênticas na nossa vida. Fica claro que, no final, podemos ter todo o dinheiro, sucesso e bens materiais do mundo, mas é nas relações fortes e significativas que se encontra o verdadeiro bem-estar e felicidade.


Se ficaram curiosos sobre este estudo, recomendo que vejam o vídeo abaixo.





Neste Natal pratica muito a auto(compaixão) e a empatia e rodeia-te das pessoas que mais amas, que te amam e aceitam sem condições nem expectativas, que te acompanham e respeitam no caminho que escolhes seguir na tua vida. As relações autênticas são determinantes para a nossa saúde e bem-estar geral. Que todos nos possamos sentir vistos, ouvidos e reconhecidos como somos é aquilo que mais desejo para todos. Porque pior do que estar sozinho, é estar rodeado de pessoas e sentir-se sozinho. Estamos sempre a tempo de fortalecer e construir novas relações!
Que o calor e a união do Natal permaneça o ano inteiro nos nossos corações.


Em amor...
Com Alma, Corpo e Mente

Cristina Batalha
cristinabatalha@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário