segunda-feira, 6 de maio de 2019

ÉS MESTRE DA TUA VIDA?


Tu és Mestre da tua vida?
És tu que guias o "carro" da tua vida para seres FELIZ?


Para sermos mestres da nossa própria vida precisamos:

  1. Saber gerir as nossas emoções.
  2. Saber controlar os nossos pensamentos "viciantes/negativos/ruminantes".
  3. Saber abrir a janela dos pensamentos positivos como estratégia para desmontar os pensamentos negativos.
  4. Saber quais são as nossas crenças limitadoras (inconscientes), que nos impedem de agir.
  5. Identificar quem nos impede de seguir/agir de acordo com nossos desejos e vontades.
Depois de identificarmos estas questões vamos ser capazes de nos amarmos incondicionamente, ou seja, apesar de sermos human@s, com erros, falhas e fragilidades podemos amar o nosso Eu, o Eu Sou. E agir em conformidade com esse, Eu Sou.
Quem és TU então?

Vou ajudar-te a auto-analisares cada ponto referido anteriormente.

Gerir as emoções  - é preciso primeiro identificar as emoções que mais te atormentam, ou impedem de ser feliz, e te relacionar harmoniosamente com os outros. Podem ser: 

      • Medo de ser traid@
      • Medo de falhar/errar
      • Medo de não ser capaz
      • Não conseguir controlar a raiva/revolta/zanga - explodir facilmente
      • Tristeza 
      • Mágoas do passado (infância/adolescência)
      • Carências afectivas (inconscientes) 
      • Elevado grau de exigência (para consigo/com os outros)
      • Vitimização (sentir-se sempre vitima dos outros)

Pensamentos viciantes/negativos/ruminantes - são aqueles pensamentos que estão sempre a "deitar-nos abaixo", por ex: 
      • Ninguém gosta de mim
      • Não vale a pena, porque não vão valorizar
      • Nunca ninguém aprecia o que eu faço
      • Nunca faço nada de jeito
      • Sou um desastre
      • Por mais que faça, nunca ninguém dá valor
Pensamentos positivos como estratégia -
  • Eu é que tenho que me valorizar e não esperar isso dos outros.
  • Eu sou capaz de fazer melhor, de melhorar os meus aspectos menos bons.
  • Eu Consigo, basta acreditar.
  • Eu posso errar porque sou human@
  • Eu posso ter fragilidades porque sou human@
  • Eu não sou mais nem menos que os outros.
  • Posso escolher ser mais condescendente comigo, e não tão exigente.
  • Posso escolher ter uma melhor relação de empatia com as pessoas à minha volta.
  • Posso ter mais compaixão para comigo.
  • Posso escolher ser mais compassiva com os outros.
  • Posso escolher a alegria em vez da tristeza.
  • Posso escolher ser feliz dia-a-dia apreciando as pequenas alegrias ou dádivas do dia.

Crenças Limitadoras - são aquelas frases que dizemos a nós próprios, ou que nos disseram durante algum tempo, ou crenças que estão enraizadas no inconsciente, e que limitam a nossa acção e condicionam os nossos comportamentos. Por ex:
  • Acreditar que não merece ser amad@
  • Acreditar que as coisas boas só acontecem aos outros
  • Acreditar que não somos capazes
Estas crenças devem ser trabalhadas ao nível do inconsciente, porque por vezes não estão na mente consciente, e o ser não percebe que as tem.

Depois só falta identificar quem te impede de seres feliz e estar em harmonia, ou conseguir alcançar os teus objectivos.
Libertas-te dessa pessoa... e voilá...
                                   
                                                    Créditos de Visao.Sapo.pt
Em Amor...
Com Alma  Corpo e Mente


                                                                                                                 Cris Méga                                                                                                                cristinamariamega@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário