quarta-feira, 13 de março de 2019

Ser feminina ou ser feminista

O dia da mulher foi celebrado há poucos dias, a 8 de Março, e fiquei a pensar, a meditar no seu significado, após tantos anos da sua implementação.

Confeço que fico triste quando percebo porque razão ainda temos que aproveitar a celebração deste dia para reclamar o que deveria ser um direito natural das mulheres de todo o mundo, face à igualdade de género e à igualdade de direitos humanos.

Em 2014 Emma Watson discursou na ONU apelando à igualdade de género e criou o movimento HeforShe. 
Vejam o video aqui
Emma Watson
Ela apela à igualdade de géneros na medida em que também os homens sofrem com a desigualdade, tendo que ser fortes sem poderem, muitas vezes, expressar as suas fragilidades e fraquezas. Enquanto as mulheres são discriminadas em todo o mundo de várias formas difrerentes.


Em 2017 a HeforShe chega a portugal e no entanto, constatamos que o número de mulheres vitimas de violência no nosso país tem aumentado de forma assustadora.


Ainda assim com tanta desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, temos mulheres que apelidam outras de feministas, num sentido critico negativo e discriminatório.

Ser feminista é reconhecer que existem em Portugal, e no resto do mundo, imensas mulheres que são discriminadas em relação aos direitos humanos, face a uma sociedade de cariz patriacal, onde o homem assume um papel de "superioridade".
Malala Yousafzai

E no meio destes meus pensamentos surge o termo feminina versus feminista.

O que é ser feminina, pergunta-me uma amiga? 

Ser feminista pressupõe ser feminina, pergunto eu?

Para mim Ser Feminina é estar bem na minha pele de mulher. Ser fiel à minha  pessoa, aos meus valores. É gostar de mim e cuidar de mim, da minha alimentação, do meu corpo, cuidar da minha Alma. Isto pouco tem a ver com a forma como me visto, se me maquilho, se pinto as unhas, se visto saias ou se ando de cor de rosa, etc...
Cada uma de nós mulheres deve saber identificar o seu empoderamento, ou seja o seu PODER de SER.

Se a sua identidade de género for feminina, então quer dizer que a sua alma se identifica com um corpo feminino de mulher. E isso nada tem a ver com a sua opção sexual.
Ser feminista é defender a igualdade de género e igualdade de direitos humanos.

Eu sinto-me feminina e feminista.

E tu leitor(a) o que é para ti "Ser feminina" ? E "Ser feminista"?  
Comenta, dá-nos a tua opinião, o teu sentir.


Em Amor
Com Alma Corpo e Mente                                                         
                                                                                               Cristina Méga

                                                                                               cristinamariamega@gmail.com
                                                                                               Facebook: PNLCom PAixão

Sem comentários:

Enviar um comentário