sábado, 16 de março de 2019

Meditação e algumas sugestões de livros


Hoje optei por um post cujo objetivo será trazer a atenção para os benefícios das práticas meditativas em que partilho, ainda, alguns recursos que me ajudaram e ajudam a integrar a meditação no meu quotidiano.

                                                    Créditos: Carlos Dias
Apresento ao longo deste post três sugestões de livros e respetivas proposta práticas.
Há imensas definições de meditação mas uma que ressoa em mim é a de João Magalhães [1] no seu livro Reiki, Meditação e Consciência (2019)[2] onde se refere à meditação como sendo “uma prática de concentração e que pode ser aplicada, realizada, em qualquer momento e ação do quotidiano, não sendo necessárias condições especiais para a alcançar, apenas predisposição e entendimento” (p. 68). Esta definição de meditação remete-me para um sentido prático que considero muito importante quando integramos novos hábitos na nossa vida com vista a um maior bem-estar.



Neste livro, João Magalhães propõe uma série de dicas que nos podem conduzir a uma vida mais feliz e pacífica através de um conjunto de propostas que incluem exercícios práticos onde o leitor é convidado a refletir sobre a sua motivação para meditar e que objetivos define para cada momento meditativo. O livro traz ainda um CD com meditações guiadas que servem como recurso para a prática.
Vasco Gaspar[3] também nos presenteia com um programa de atenção plena para o dia-a-dia através do seu livro Aqui e Agora (2018)[4] onde apresenta ao leitor a definição de meditação Mindfulness e propõe a prática de um  programa de 8 semanas baseado no ZBHD. Um programa criado em 2013 com “o propósito de desmistificar e tornar acessível o cultivo do mindfulness e contribuir para o desenvolvimento pessoal de quem realiza o programa e da sociedade em geral” (p.32). Também este livro inclui meditações áudio e eu mesma já cumpri o  programa através do livro e senti-me muito bem! O Vasco propõe a realização de exercícios de journaling que ajudam o leitor a escrever e refletir sobre a prática, analisando a sua evolução ao longo das 8 semanas.



A última sugestão que apresento é o livro de Mikaela Öven[5], intitulado Heartfulness(2016)[6] onde nos convida a praticar o mindfulness aliado ao heartfulness. A prática de Heartfulness significa, segundo a autora” estabelecer uma conexão com o nosso interior, com os outros e com a vida” (p.24). Neste livro poderemos desfrutar de uma APP com meditações guiadas e mandalas para colorir.



Existem imensos livros no mercado. Começa…Hoje e percebe em ti a transformação a acontecer. O mundo precisa de seres humanos a viver em maior harmonia e não a (sobre)viver no caos constante.


Boas práticas!

Em Amor…
Alma, Corpo e Mente…




Teresa Peral






[1] Mestre de Reiki, fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Reiki, budista
[2] “Reiki, Meditação e Consciência” – Editora Nascente
[3] Vasco Gaspar, professor certificado a nível mundial na metodologia Search Inside Yourself
[4] “Aqui e Agora” – Editora Matéria-Prima edições
[5] Mikaela Öven, Coach e instrutora de Mindfulness
[6] Heartfulness – Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário