quarta-feira, 1 de abril de 2020

Detox de Primavera e o que Perséfona tem para nos ensinar

Na mitologia grega é na primavera que Perséfona (Proserpina, na mitologia romana) deixa Hades (deus do mundo subterrâneo) e reencontra a mãe, Deméter (deusa dos Cereais), que pela alegria do reencontro renova a terra com fertilidade. Perséfona é a deusa que simboliza a primavera nas estações da vida de uma mulher. É a mulher jovem, fértil.


“Completei mais uma primavera.” Isto é o que costumamos dizer quando comemoramos o nosso aniversário. Justamente porque a Primavera está associada ciclos de renovação, ao vigor da juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento.

Num plano físico, se pensarmos bem, algo semelhante ao que se passou com Perséfona acontece connosco. Relembrando: Perséfona, foi raptada por Hades e quando o deixou (na Primavera) reencontrou a mãe, Deméter, que ao rever a filha abençoa a terra com fertilidade. Também nós, ao longo do Inverno, a estação mais obscura e fria, consumimos alimentos mais calóricos e em quantidades maiores, acumulando toxinas. Esse desequilíbrio apela-nos à desintoxicação, à recuperação de vitalidade. Em última análise, que nos reencontremos connosco mesmas.

Primavera, energia Yang, Fígado
 Imagem de Codex Anatomicus

“Tens maus fígados!”

Quem não conhece esta expressão popular, que traduz a irritabilidade ou raiva de alguém?
E tem razão de ser. Este é o órgão que purifica o sangue, metaboliza as hormonas, elimina as toxinas, separa o trigo do joio, e afeta quase todos os outros órgãos. 

Se este órgão está em desequilíbrio, pode causar problemas em qualquer parte do corpo e revelar diversos sintomas, tais como:
  • a nível físico: desequilíbrio hormonal, má digestão, tensão muscular, inchaço ou inflamação nas articulações e erupções cutâneas. 
  • a nível mental: maior propensão para a frustração e irritabilidade. Podemos ter menos lucidez, menos capacidade para decidir e separar o que importa ou não.
Na Medicina Tradicional Chinesa, a Primavera está justamente associada ao fígado e também a um aumento da energia yang. Complementar à energia yin (associada à serenidade, ao frio, à racionalidade), a energia yang está associada à ação, ao calor, ao impulso. Não admira, pois, que o sistema energético do fígado seja responsável pela regulação da atividade sexual. 

Faz a experiência: observa-te a ti mesma e a quem te rodeia e verás que, por esta altura, a maioria de nós sente um borbulhar incontrolável a crescer dentro de nós. Podemos experimentar uma vontade enorme de nos exprimir, de criar (pintar, desenhar, cozinhar, escrever, aprender coisas novas), limpar a casa em profundidade, de fechar ciclos ou iniciar novos hábitos. E também há uma tendência para nos apaixonarmos. 

Novamente, a presença de Perséfona, símbolo de juventude, de possibilidades, de mudança.


Corpo e Mente

É importante lembrar que o corpo e a mente estão diretamente ligados, portanto o que vivemos no exterior afeta o interior. 

Num plano mais físico, quando guardamos ressentimentos ou frustrações, não estamos a ajudar o nosso fígado. O fígado é um órgão particularmente permeável à emoção, o que faz com que a raiva intensa ou crónica possa danificá-lo seriamente. Também a vesícula biliar é importante neste período. 

O melhor que temos a fazer – especialmente nesta fase em que convém ficar em casa – é cuidar da nossa saúde (física e mental) e prevenir as doenças. Sobretudo quem já tenha propensão a excesso de energia yang, convém estar atento. 

Quando as coisas não te saírem como gostarias, respira fundo e lembra-te que tudo passa. Procura soluções alternativas e não permitas que a ira te inflame por dentro. 

Por outro lado, não nos esqueçamos de quem tem deficiência de energia yang. Nestes casos, há tendência para a indecisão, para a timidez e uma maior suscetibilidade relativamente aos outros. Assim era Perséfona: uma deusa vulnerável, de natureza introvertida.


Alimentação

Os sabores ácidos tonificam o fígado e a vesícula biliar.

@dosejuice2
@dosejuice2




Por isso, nesta altura opta pelos seguintes alimentos:

  • Verduras – brócolos, espinafres, agriões, acelgas, rúcula, nabiças, aipo, curgete, couve. 
  • Frutas – maçã, laranja, toranja, morango, ameixa
  • Leguminosas – feijão, lentilhas, ervilhas, favas
  • Ervas – salsa, manjericão, cebolinho, alecrim, dente de leão (não recomendado durante a gravidez)
  • Raizes – curcuma, gengibre
  • Germinados – rebentos de alfafa
  • Cereais integrais – arroz integral, millet (milho painço), centeio, aveia

Todavia, para aqueles casos em que a energia yang se apresenta insuficiente, o que pode traduzir-se em hesitação na tomada de decisões (e consequente frustração), vale a pena compensar com alimentos ou ervas que tenham de sabor picante, que vai potenciar a tomada de ação.




A evitar 

  • Óleo hidrogenado e outras gorduras de má qualidade. Estas dificultam a digestão. 
  • Açúcar. 
  • Álcool e outras drogas (açúcar quase ficou nesta categoria…) 
  • Refeições «pesadas»

Sugestões

@brookelark



Quando acordares bebe um copo de água com algumas gotas de limão, ainda em jejum.


Ao pequeno-almoço prepara uma papa de aveia com frutos secos.

Sumo: espreme meio limão (ou lima) para um copo com água, acrescenta algumas folhas de hortelã fresca e algumas rodelas de gengibre.

Legumes: coze-os a vapor e usa essa água para cozer o arroz/cereal.

Tempero: azeite virgem, limão, salsa, cebolinho; usa vinagre balsâmico.

Adiciona raiz de curcuma e gengibre aos teus pratos e bebidas (por exemplo, leite dourado).


Faz smoothies com espinafres, maçã e gengibre.

Para o lanche prepara uma boa granola – aveia levemente tostada com frutos secos (passas, amêndoas, tâmaras, etc), canela, um fio de mel ou geleia de arroz, e fruta fresca.



@caproche




Finalmente, sugiro-te que aproveites para espreitar as dicas que partilhámos no artigo que publicámos o ano passado, também por esta altura, com sugestões de limpeza da casa


Jean Shinoda Bolen, autora do livro “As Deusas em cada Mulher”, convida-nos a invocar as deusas quando precisarmos da sua energia ou inspiração, tentando conscientemente sentir a sua presença. Por exemplo: “Perséfona, ajuda-me a manter-me aberta e recetiva”.

Estamos de quarentena (a maioria de nós), por isso decide-te a aproveitá-la ao máximo. Ativa a tua Perséfona, mantém a lucidez (lucidez=com luz) e vive a Primavera no seu esplendor! E já agora, conta-nos as tuas estratégias para uma quarentena mais saudável😊

Em Amor…
Com Alma, Corpo e Mente



Marta Peral Ribeiro
martaperalribeiro@gmail.com

1 comentário: