quinta-feira, 28 de março de 2019

Limpezas de Primavera e da Alma




Aproveitando que a Primavera chegou em força por estes lados, nada melhor do que renovar. Renovar as gavetas e os roupeiros, as ideias, o corpo, a mente e a alma! 

Quando temos menos coisas, ou melhor, quando temos apenas o que precisamos e amamos, tudo fica mais fácil. Temos menos coisas para limpar, menos coisas para nos stressar, menos para nos cansar a vista (e, logo, a mente), damos mais valor ao que temos, e tudo fica mais especial. 

Mas... livrar-se do que já não se precisa é um ato de coragem. Pode ser uma experiência um pouco avassaladora ao início, especialmente quando envolve bens com valor emocional, mas é das mais gratificantes porque no fim sentimo-nos renovados por fora e por dentro e tudo o que vemos parece mais limpo, mais claro, mais calmo. Mais respirável, diria até. 

Por ser um desafio, mais vale dividi-lo em pequenas etapas para que possamos manter o foco e contornar as emoções e, sobretudo, tornar esta tarefa exequível. O princípio é sensivelmente o mesmo para todas as categorias: reunir o que existe em casa numa pilha, selecionar, identificar o que realmente interessa e livrar-se do que já não se precisa. 

Aqui fica uma lista para te ajudar passo a passo:

Cozinha 

Frigorífico e congelador| retira o que está fora de prazo, limpa o frigorífico por dentro e por fora. A partir de agora reserva uma das prateleiras do frigorífico para o que precisa de ser consumido mais rapidamente. Assim, evitas que se estrague. 

Armários| revê o que está fora de validade ou com prazo no fim. Reorganiza os armários verificando métodos que sejam mais práticos para ti. 

Detergentes| reune em cima da bancada todos os detergentes que existem em casa (para lavar a loiça, para limpar o fogão, para limpar a bancada, para lavar a roupa, para limpar o wc, para limpar as janelas, etc). Depois de selecionares se algum já está vazio, repensa a necessidade efetiva de detergentes que tens. 




Roupeiro 

Malas, mochilas, carteiras, bolsos dos casacos | esvazia completamente estes items e escolhe o que pode mandar fora. Aproveita e seleciona as malas e bolsas e mochilas que já estão demasiado gastas, ou que já não são o teu estilo, e livra-te delas. 

Roupas| faz uma pilha em cima da mesa com todas as roupas que tens em casa (no roupeiro, no cesto da roupa, na cadeira da roupa, etc). Facilita muito criar categorias – por exemplo pilha das blusas, pilha das calças, pilha dos casacos. Depois identifica, para cada pilha, o que já não queres, o que gostas mesmo, e o que ainda não sabes. O que já não te serve/não gostas/não usas há 1 ano, doa ou deita fora. O que realmente gostas, guarda. O que ainda não sabes estabelece um prazo de 6 meses e se, ao fim desse tempo, não tiveres sequer sentido a falta, doa. 

Roupas íntimas | Seleciona os sutiãs, as cuequinhas, os boxers, as meias que são desconfortáveis ​​ou gastas e desfaz-te deles. 

Sapatos| a eterna perdição feminina, dirão muitos. Junta todos os pares que há em casa e dá um novo destino aos sapatos que: ficam desconfortáveis, estão demasiado gastos ou já não são usados porque simplesmente já não são o teu estilo. A mesma política para os sapatos do restantes membros do agregado familiar :)

Maquilhagem | novamente, reune tudo o que tens desta categoria (no wc, na bolsa de maquilhagem, nas gavetas, etc) e verifica o que já não usas há séculos, incluindo aquelas amostras que nunca vais usar, tendo em mente que a tua pele merece o melhor. 





WC 

Toalhas, saída de banho | verifica o que já está demasiado gasto, o que tens em excesso e mantém o essencial. 

Limpa todo o wc em detalhe, pois esta é das divisões mais importantes da casa. Daquelas em que faz a principal diferença aos olhos quando está sujo ou desarrumado. 

Escritório 

Canetas, lápis, marcadores, etc | Tudo o que houver desta categoria em casa, reune o que está em repetido e doa, deita fora as canetas que secaram e outros items que já não funcionam 

Revistas, jornais, manuais, livros, panfletos|Talvez os jornais e as revistas possam ir para o papelão, os livros e manuais que não precisas podem ser doados a escolas ou bibliotecas... 

CD’s, DVD’s | o que já ouviste|viste e pertence ao passado? O que já não te toca o coração? Talvez alguns amigos possam quer ver filmes que para ti já não têm interesse... 

Computador e gadgets | Limpa todas as app’s, fotos, programas, email, subscrições do teu universo digital. Ficarás com muito mais espaço no PC e nos gadgets para novas fotos, além de que será muito mais fácil encontrar o que precisas. 







Tudo o que já não fizer sentido manter, pode e deve ser: doado, mandado fora, vendido em sites de artigos usados ou nas feiras da bagageira que algumas cidades e aldeias já organizam... 

No fim desta empreitada, que deverá ser feita com o devido tempo para não se perder as estribeiras, terás uma espécie de vida nova. Uma alma renovada. 

Boa sorte, respira fundo e... começa já! 

Em Amor... 
Com Alma, Corpo e Mente. 

Marta Peral Ribeiro 
martaperalribeiro@gmail.com 









https://jojotastic.com











2 comentários:

  1. Sem dúvida que estamos rodeados de tanta "tralha", parte dela ,nem nos lembramos que temos, e quando nos lembramos, nem sabemos onde guardámos..é só para encher..na realidade já não tem utilidade para nós.

    ResponderEliminar