domingo, 16 de fevereiro de 2020

MINDFULNESS, no dia a dia

Pára um momento.
Nota como está o teu corpo, sentes algum desconforto em alguma parte dele?
Sentes-te calmo/a, ansioso/a?
E a temperatura neste exato momento?
Que pensamento estavas a ter antes de começar a ler este post?
E o teu estado emocional? Como está o ritmo da tua respiração? Acelerado, calmo…?
Mindfulness (atenção plena) é isto, é estares totalmente consciente do momento presente.
Quando estás no momento presente, qualquer juízo de valor entra por uma porta mas sai em seguida.

Estares consciente de coisas simples como o som dos carros e da movimentação fora de tua casa, dos sons que provêm de outras casas, da água que escorre quando lavas a louça, da maçã que descascas pela manhã, do aroma do café e da sua temperatura ao escorrer pela tua garganta…de um quadrado de chocolate a desfazer-se na tua boca…
Mindfulness, bem, há “N” livros aos quais podes recorrer e que falam sobre o tema e por isso, o que pretendo neste post é inspirar-te a cultivar práticas simples que poderás integrar no quotidiano. Vamos a isto?
Algumas dicas antes de começares:

     - Insiste (sê regular);
- Atitude Positiva e compassiva em relação a ti;
- Pratica o não julgamento (se te esqueceres de fazer ou achares difícil, recomeça no dia seguinte);

Experimenta durante 5 dias:
Dia 1 -    BOM DIA!
Levanta-te mais cedo e toma um duche permitindo-te sentir a água no teu corpo, a temperatura, a intensidade…). Quando terminares sente o contacto da toalha na tua pele. Veste-te e sorri com energia para o que tens a fazer hoje.
Dia 2 – CAMINHAR MINDFUL
Escolhe um pequeno trajeto, caminha num passo regular e respira regularmente ao ritmo dos teus passos. Nota o contacto dos teus pés com o chão, o peso do teu corpo e levanta a cabeça quando caminhas.
Dia 3 – CALMIA
Cria um espaço calmo. Bem sei que as nossas casas, por vezes, são uma agitação pegada mas encontra um espaço sagrado para ti: quarto, WC…whatever. Reúne: cadeira, ou almofada grande, cama ou tapete de yoga + 1 cobertor + 1 cronómetro + velas e avisa os teus companheiros de casa de que durante um tempo não queres ser perturbado/a.
Dia 4 – VIAGEM PARA TRABALHO
Desliga todos os gadgets (telemóvel, rádio…). Se fores de carro observa os sons externos, as luzes dos semáforos, as formas na estrada, os transeuntes.
Se fores de transporte público nota o semblante das outras pessoas, nota a paisagem lá fora, as cores. Sente os odores. Também podes simplesmente fechar os olhos e concentrar-te na respiração.
Dia 5 – FILA SEM FIM
Enquanto estás na fila (supermercado, serviços, trânsito…)nota que sentimentos estão a aflorar em ti (raiva, tédio, frustração..). O que se passa no teu corpo?
Agora, respira, sente o chão debaixo dos pés. Respira novamente mais fundo.Endireita-te e descontrai o corpo. Continua a respirar conscientemente, deixa passar o tempo e sente o teu corpo a ocupar o seu espaço. 

Agora, podes avançar!

Algumas dicas de livros que  me acompanham e te sugiro:
Mindfulness, o diário, de Corinne Sweet
Heartfulness, de Mikaela öven
Aqui e Agora, de Vasco Gaspar.
Agora é só começares!

Teresa Peral
teresaperalribeiro@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário