quarta-feira, 3 de maio de 2017

O que procura o Ser Humano?

Passamos uma vida à procura da melhor oportunidade para ser feliz, à procura do momento certo para alcançar a paz interior, à procura do momento adequado para nos sentirmos plenos… Tantas vezes nos passa pela cabeça; quando conseguir aquele emprego vou ser feliz, quando tiver aquela casa vou ter tempo para alcançar a paz interior, quando casar com aquela pessoa vou viver uma vida plena…


Felicidade, Paz Interior e Plenitude são estados mentais. E sendo estados mentais só precisam ser trabalhados e manifestados… Tal como os músculos que trabalhamos, com disciplina e persistência, quando vamos ao ginásio. Tudo o resto que procuramos no exterior são ilusões, ilusões do ego. Que nunca irão preencher o vazio que nos corrói por dentro, o vazio que não sabemos explicar, que não conseguimos exprimir em palavras… O vazio que nos come a Alma.

E como fazer para manifestar e usufruir desses estados mentais?

O que necessitas é de criar uma conexão contigo mesmo, uma conexão com o teu interior, uma conexão de presença e cada um encontrará o seu caminho para fazer essa viagem de olhar para dentro, sabendo que a meditação é sempre o combustível.

Pela meditação alcançarás um maior conhecimento de ti mesmo, dos teus pensamentos, dos teus sentimentos, das tuas emoções… Que são teus, não são a tua essência, não te definem como ser que és. E dessa forma será mais fácil identificares o que te impede de chegar a tais estados.



E como se medita?

Meditar é ficar em silêncio de forma consciente e voluntária. Sem fazer nada, observar apenas. Dedica, de início, cinco minutos a esta prática por dia e depois vai aumentando o tempo ao teu ritmo. Consiste apenas em não fazer nada, apenas ficar em silêncio… Simplesmente observa… Um monte de pensamentos e ideias virão à tua mente, mas não faz mal… Deixa-os ir e vir como se de nuvens se tratassem. Dá-te conta se se acumulam sensações corporais… Se te sentes desconfortável ou em paz… Se tens comichão na cabeça… Ou no nariz… Se sentes vontade de chorar… A instrução é apenas observar, nada mais… Permite dares-te a conhecer a ti mesmo.

Recebe tudo o que vier sem apego, sem julgamento… Deixa vir e deixa ir… Meditar é uma experiência em que tudo está bem.

Quando terminares respira profunda e suavemente algumas vezes antes de abrires os olhos. E com um sorriso nos lábios e no coração, sê bem-vindo de volta mais consciente de ti e presente no momento.

Catarina Ferreira dos Santos
cathy.f.santos@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário