quarta-feira, 19 de abril de 2017

Na crista da onda

Passeava à beira rio quando avistei uma prancha de windsurf que deslizava maravilhosamente na ondulação que o vento provocava.

Existia uma harmonia plena naquele ser que de pé se equilibrava na prancha, agarrado à vela tirando partido do vento. Parecia tão fácil a forma como fluía com o vento, na crista da onda, que me deixei embalar naquele movimento belo.

Passado algum tempo vejo o jovem a vir com a vela, que ao perto é enorme e me pareceu muito pesada, pelo esforço que ele fazia.

Nesse momento tomei consciência de que aquele ser testava os seus limites, sempre que fazia aquele exercício.

Num exercício que parece ser apenas de esforço físico, força de pernas e braços, o FOCO pode ser trabalhado de diferentes formas.

Foco (atenção/concentração) para manter a vela sempre na vertical estando de pé na prancha; Foco mental de conseguir atingir o objectivo de não cair durante um certo tempo de prática, de modo a provar a si próprio que é CAPAZ.

Lembro-me que por vezes ele mudava de direcção de repente. Seria por causa do vento, ou apenas porque lhe apetecia brincar e não seguir um rumo certo.

Permitir-se ter liberdade de acção num exercício tão exigente em termos de esforço físico e de concentração, é de uma flexibilidade mental e emocional fantástica, que o mantém na crista da onda.


No final reflecti:

  • Como podemos nós manter-nos “Na crista da onda”, em Equilíbrio físico, mental e emocional? 
  • Como alimentamos a nossa Alma? 
  • Como provamos a nós próprios que somos Capazes? 
  • O que podemos fazer para aumentar a nossa Auto Estima, através da Auto Confiança? 
  • Acreditamos que somos capazes de nos manter “Na crista da onda” face a momentos menos fáceis? 
A resposta a muitas destas questões está precisamente na capacidade de termos um FOCO.

Um Foco pode ser um propósito de vida, de profissão, de realização pessoal, um sonho, algo que nos mantenha firmes nessa conquista, nessa concretização.

Se soubermos alimentar a nossa Alma fazendo coisas que nos tragam alegria de viver, podemos manter o FOCO com alguma flexibilidade.

Creio que a alegria de viver é um dos Focos que nos coloca, em qualquer momento, na crista da onda, sempre que o desviamos de pensamentos menos bons para sonhos maravilhosos.

Sempre que concretizamos um sonho ou um objectivo, a nossa Auto Confiança fica reforçada, porque fomos capazes e a Auto estima aumenta.

Então sejamos Gratas(os) todos os dias por estarmos vivos com saúde, e muita alegria de viver.



Cristina Méga
padeiro.cristina@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário