quarta-feira, 17 de maio de 2017

A positividade treina-se?

Para quem ainda pode ter alguma dúvida, a resposta é: sim!

Alcançar um estado emocional de maior positividade e ampliar a capacidade de olhar para o mundo de forma positiva, é possível e é recomendável se quisermos viver uma vida mais feliz.

Barbara Fredrickson, uma cientista e professora dos Estados Unidos tem-se dedicado a estudar o efeito da positividade nas nossas vidas e tem difundido muitas publicações sobre o tema.

A autora considera que existem 10 formas de positividade (referindo-as em detalhe no seu livro Positividade, traduzido em português). São elas: alegria, gratidão, serenidade, curiosidade, esperança, orgulho, divertimento, inspiração, assombro e amor.



Fredrickson percebeu que quando aumentamos as vivências que nos conduzem a estes estados emocionais experimentamos um efeito de expansão e construção face ao mundo e em particular ao ambiente que nos rodeia.

Esse efeito, amplamente documentado na sua teoria “Broaden and Build Theory of Positive Emotions” pode ser explicado de forma bastante simples.

Quando as emoções negativas nos invadem, tendemos naturalmente para um fechamento, que se vê muitas vezes até na nossa postura corporal. Experimenta recordar como está o teu corpo quando sentes tristeza, por exemplo. Essa tendência para nos fecharmos também se reflecte na forma como olhamos para o mundo. Frequentemente quando temos um problema e nos mantemos numa atitude negativa perante o mesmo, torna-se mais difícil buscar possíveis soluções, simplesmente, porque a nossa visão / percepção se fecha e se limita, vendo apenas a parte negativa do cenário.

Resumindo, vemos unicamente a Árvore e não a Floresta. Contudo se promovermos as várias formas de positividade, elevamos as nossas capacidades para ver mais e mais além. Ampliamos o nosso foco sobre o mundo, tornando-nos capazes de ver a Floresta de possibilidades ao nosso alcance, mesmo perante uma situação negativa.

Este é o efeito de expansão.

Já o efeito de construção está relacionado com os recursos (internos e externos) que vamos integrando e estruturando para colocar em prática quando necessitamos.

Esses recursos podem ser físicos, sociais, intelectuais e psicológicos.

Fisicamente sentimo-nos melhor e alcançamos mais saúde uma vez que a positividade nos ajuda, por exemplo, a reduzir os níveis de stresse vividos em situações negativas ou de pressão (ver Boulton e Smith, 1992; Danner, Snowdon e Friesen, 2001).

Socialmente, as emoções positivas podem conduzir-nos ao estabelecimento de melhores amizades e redes sociais, sendo estas muito influenciadoras do nosso nível de bem estar (ver Aron, Norman, Aron, McKenna, e Heyman, 2000; Lee, 1983).

Intelectualmente, podemos observar que expandimos o nosso conhecimento e até as nossas capacidades mentais (ver Csikszentmihalyi e Rathunde, 1998; Lesley, 1987; Panksepp, 1998).

E, por fim, psicologicamente tornamo-nos mais resilientes, optimistas e até criativos quando praticamos a positividade (ver Folkman e Moskowitz, 2000; Fredrickson, Tugade, Waugh, e Larkin, 2003).

Assim, com todos estes benefícios – que ganhamos através dos efeitos de expansão e construção – resta-nos saber como podemos promover a positividade nas nossas vidas.

Deixo-vos algumas sugestões e estou certa de que encontrarão muitas mais para ampliar esta lista.

Alegria
• Estar com familiares e / ou amigos que me fazem sorrir e sentir alegria

Gratidão
• Antes de dormir, lembrar-me das 3 melhores coisas que aconteceram nesse dia e agradecer

Serenidade
• Meditar

Curiosidade
• Fazer pesquisas na internet para aprofundar um assunto

Esperança
• Escrever uma lista sobre os aspetos positivos de uma situação negativa

Orgulho
• Fazer a diferença no dia de alguém através da minha ajuda

Divertimento
• Dançar

Inspiração
• Ver um filme / vídeo sobre a vida de alguém que admiramos (ex: Mandela, Madre Teresa)

Assombro
• Contemplar uma paisagem e deixar-me assombrar pela sua beleza e perfeição

Amor
O Amor inclui em si mesmo todas as outras emoções positivas e manifesta-se no seio de um relacionamento seguro. Quando partilhamos momentos de alegria, gratidão, serenidade, etc., com as pessoas que amamos alimentamos esses laços de amor, confiança e intimidade.

E assim se treina a positividade. Quanto mais fizermos por nós, colocando em prática o que nos faz vivenciar todas estas emoções, melhor e mais positivos nos vamos sentir face à nossa vida!


Daniela Toscano
danielalourotoscano@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário