terça-feira, 10 de dezembro de 2019

AMIZADE, o que é?

Amizade é um valor que sustenta a relação afetiva entre os seres. É o sentimento que as pessoas têm de afeto, carinho, cumplicidade por outro ser, que possuem um sentimento de lealdade, de proteção. É o saber que se pode contar com o apoio, caso seja necessário. Pode existir entre pessoas e animais. É criar laços.

A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas e animais. É um relacionamento social voluntário de intimidade. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança, empatia emocional.
Por vezes acontece que um destes pressupostos falha, ou deixa de existir, causando a dissolução da amizade. Por isso algumas amizades terminam no tempo, ou de repente quando uma das suas bases é quebrada, por exemplo a confiança.
Este sentimento é muitas vezes a base para relacionamentos sólidos e duradouros entre pessoas. Existem amizades que duram anos, outras evoluem para outro sentimento, o Amor. 
Porém este sentimento é o que mais sustenta o ser humano nos seus momentos mais difíceis da vida, nos momentos de crise. É a amizade d@s amig@s que nos mantém à tona da onda, esse ombro, esse colo que nos permite Ser autêntic@s, nas nossas fragilidades.
Há pessoas que têm muitos amigos, outras têm poucos, isso não é importante.
O que realmente vale a pena é ter pelo menos um bom amigo, uma boa amiga, aquela pessoa que sabemos que estará lá, aconteça o que acontecer. Que celebra os nossos aniversários e vitórias, que viaja connosco, que nos acompanha nos momentos difíceis, com quem nos rimos à garagalhada e choramos, se for preciso.
Aquela pessoa para quem nós também estamos disponíveis para apoiar, celebrar, compreender, dar a mão e ABRAÇAR.E tu leitor(a) com Alma Corpo e Mente, tens algum/alguma amig@ do coração? 


Deixo-vos um video da Monja Coen sobre a amizade:
https://www.youtube.com/watch?v=OQ6rOA56-kE
Em AmorCom Alma Corpo e Mente

                                                                                                            Cristina Méga                                                                                                       Coach/Terapeuta
                                                                                                cristinamariamega@
gmail.com
                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário