quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Valor ou Vaidade?



Clica acima e ouve o audio deste post. 

Uma vez, em terapia, a mulher com quem me consultava propôs guiar-me através um exercício de imaginação.

Já foi há algum tempo e lembro-me de poucos detalhes.

Ainda assim, recordo que a dado momento me senti flutuar no meio do oceano. Deitada sobre a água, braços e pernas soltos, em total relaxamento. A sensação de estar rodeada de água morna colada à minha pele era doce e agradável. E estava ali, só ali, presente, flutuando em paz.

Ouvi a voz da terapeuta que suavemente me conduzia naquela viagem cheia de simbolismo, sugerindo que eu imaginasse aquele mar imenso como sendo a fonte do meu potencial… A minha habilidade para criar, fazer coisas, desenvolver-me, crescer, etc.

Nesse instante, senti-me perturbada naquela sensação de paz e o meu corpo tremeu. Algo que ela disse me fazia vacilar, os músculos contraíram-se e, na minha imaginação, deixava de conseguir manter-me à tona da água. A sensação passou a ser de angústia e o medo de me afundar naquelas águas distantes, instalou-se.

Progressivamente fui conduzida de volta à sala, apoiada na voz da mulher em quem confiava e, depois de terminado o exercício, conversámos sobre aquela reação involuntária e que me chegou de surpresa.

Jamais tinha pensado no meu potencial individual daquela forma, como uma fonte imensa e enorme, disponível para ser usada a meu favor.

Desde esse momento, a questão do valor pessoal começou a ganhar mais atenção no meu dia-a-dia. Comecei a olhar para as minhas inseguranças de outra forma e quis conscientemente descobrir o que me tinha feito vacilar perante a possibilidade de ter um potencial gigante ao meu dispor.



Quis perceber porque dedicamos muito mais energia a ficar nervosos e ansiosos quando pensamos naquilo em que podemos falhar e não nos aplicamos mais na descoberta e fortalecimiento do que são as nossas melhores habilidades, confiando nelas.


Quando alguém nos elogia naquilo que fazemos bem, quantas vezes ficamos sem saber o que dizer? Quantas vezes desvalorizamos para nós próprios aquela aptidão tão unicamente nossa? Talvez até nos sintamos envergonhados ao receber palavras de apreço pelo que somos ou fazemos…

foto de www.departnature.com/

A valorização do nosso potencial e habilidades pessoais não é sinónimo de presunção mas talvez nos tenhamos acostumado a criar essa relação. A demonstração de que acreditamos em nós e naquilo que fazemos bem conota-se, muitas vezes, com vaidade, petulância ou imodéstia.

Pergunto-me se essa conotação é o que, por vezes, nos conduz a desvalorizar o que fazemos, dizendo coisas como:

“- Ah, não é importante…; - Não me custou nada.; - Qualquer um/a faria.” e assim por diante, retirando o foco daquilo que fazemos bem e com gosto e mudando-o para o que sentimos que TEMOS de melhorar.

Gostava de te lembrar que tu, tal como eu, tens esse potencial de mar imenso à tua volta, todo ao teu dispor. Se ainda não o fazes, está na altura de o começares a usar com consciência e a valorizar-te pelas tuas melhores qualidades.

Põe quanto és 
No mínimo que fazes, como escreveu Ricardo Reis (Fernando Pessoa) num poema que adoro.

Gostava de te ver (e de me ver) num mundo em que somos capazes de conhecer e reconhecer os nossos talentos, usando-os de forma mais criativa e construtiva ao serviço de todos e da comunidade onde vivemos. Acredito que só trabalhando a auto-confiança e o auto-conhecimento podemos alcançar esse estado, sem nos polarizarmos na vaidade ou na falsa modéstia. Defendo a aplicação prática do potencial de cada pessoa e sei que juntos, podemos pôr quanto somos no mínimo que fazemos… para assim fazer grandes coisas, em serviço.

Jamais tenhas medo de te exagerar. Descobre onde está o teu brilho pessoal e toma ação: ilumina o mundo em teu redor! 

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive

Ricardo Reis


Em Amor,
com Alma, Corpo e Mente


Daniela Toscano
danielalourotoscano@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário