quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Destralhar



                                                           Imagem: https://konmari.com/
DESTRALHAR… eu destralho, tu destralhas e nem sabes o bem que te faz!

Segundo o Dicionário Informal  “Destralhar: livrar se das tralhas..do que é inútil e sem valor”.
(https://www.dicionarioinformal.com.br/destralhar/)

Desde 2016 que sigo a legião das PESSOAS DESTRALHADORAS que seguem o Método Marie Kondo. What? E isto é o quê, mesmo?

Já te sentiste sem energia à procura daquela meia que completa o par e que ficou sabe-se lá onde? Ou ficaste desesperado/a por não encontrar na gaveta aquele documento?? Ou sem paciência para escolher a roupa para o dia seguinte por teres tanta tralha no roupeiro que o cérebro dá o nó? Aaahhh…e o belo do Tupperware que precisavas para levar a paparoca para o trabalho mas…NÃO ENCONTRAS A TAMPA??!!!
Bom mas o pior é que a desarrumação atrapalha a nossa vida e a nossa mente, por isso, destralhar e organizar o nosso espaço (casa, trabalho, relações,etc…) pode ser uma boa escolha para organizar também a nossa mente.
Marie Kondo, é uma especialista em organização pessoal, autora de best sellers e fundadora do KonMari Method™. É de nacionalidade japonesa e poderás saber mais sobre ela na sua página: https://konmari.com.

É autora do livro “ Arrume a sua casa, Arrume a sua vida”

Principais princípios do método de arrumação KonMari que transforma não só a tua maneira de pensar coo evita que a desarrumação regresse:

1º. Visualiza o estilo de vida que pretendes ter e o ambiente em que queres viver (cria uma imagem e associa sensações positivas). Poderás criar uma imagem de cada divisão da casa ou espaço em que habitas (imagina cada detalhe);

2º. Arruma tudo de uma vez só.
Isto significa arrumares tudo num dia, de uma assentada, ao invés de arrumares divisões em separado. Segundo a Marie o impacto no ambiente e na mente é muito mais positivo do que arrumares por dias dias ou divisões.

3º Reduzir o excesso:
Ao longo do tempo acumulamos vários objetos, ou seja, vários sapatos, várias canecas de chá, vários Tupperwares..e quantos usamos em simultâneo? Será que precisamos de tanta quantidade da mesma coisa? Opção: doar, deitar fora,  reciclar, vender...

4º Guarda aquilo que te traz alegria.
A Marie sugere que coloques o objeto nas tuas mãos e te faças a pergunta "Isto traz-me alegria? Sente a resposta do teu corpo, sensações, sentimentos...e escolhe de acordo com a sensação de alegria que te possa trazer.

5º Organiza por categorias e não por localização.
Ao invés de arrumares por quarto, sala, WC, opta por arrumar por categoria. Exemplo: roupas (vestidos, calças, roupa de cama, roupa de WC...), Livros (todos os livros que estiverem espalhados pela casa...) e agora, escolhe o que fica e o que vai...
Isto facilita o processo de seleção...

6º Começa pelas coisas mais fáceis e deixa as mais dificeis para o final.

Começa por destralhar as coisas com menos valor sentimental.
A Marie sugere:
1º roupas
2º livros
3º documentos
4º generalidades
5º coisas com valor sentimental (como fotografias, presentes personalizados...)
6º Faz da organização um momento especial.

Desfruta do processo e integra-o na tua vida como uma filosofia de vida.

A minha experiência com este método?,
Iniciei este método em 2016 e digo-vos que adquiri mais espaço físico em casa e melhor organização mental. Ganhei mais consciência de que na vida precisamos de pouco para ser felizes.

Enjoy!!
Bom destralhar!

PS: Na internet encontras imensa informação sobre o KonMari Method™, vídeos explicativos e ilustrações.

Em Amor…
Com Alma, Corpo e Mente
Teresa Peral
  teresaperalribeiro@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário