quarta-feira, 17 de abril de 2019

Mentes Agitadas


Nos dias de hoje como sentes que anda a tua mente? Calma ou a processar mil e um pensamentos em simultâneo?
Como lidas com aquele pensamento ruminante que te faz sentir magoado/a com alguém ou culpado/a em relação a algo? A tua mente está constantemente no futuro?
A opinião dos outros interfere com a tua estabilidade ou consegues manter o teu centro mesmo quando alguém tenta destabilizar-te emocionalmente?
Talvez te apercebas, em algum momento, que o stress e a ansiedade dominam a tua vida…
No livro Autocontrolo – Como vencer a síndrome do pensamento acelerado, Augusto Cury (2016, p.13) refere que na atualidade “há um campo de concentração na mente humana, construído pelo sistema social e, sobretudo, por nós próprios, o qual nos encarcera, aterroriza e esgota”.
Quem aprender a movimentar-se no pantanoso território das emoções talvez tenha encontrado um caminho para a felicidade, lembrando que, cuidar da saúde emocional nos dias de hoje é uma decisão que a longo prazo se converterá numa velhice mais saudável.
Infelizmente, não raras vezes, só nos permitimos parar e observar os desequilíbrios emocionais e o stress que experienciamos quando o corpo grita e a doença se instala.
Escutar o corpo pode ajudar-te a detetar alguns sinais de stress e ansiedade, tais como, dores de cabeça, dores musculares, fadiga, queda de cabelo, hipertensão arterial e outros mais…por isso, talvez seja uma boa decisão começares, agora, começares a observar-te e a procurar ferramentas que te ajudem a gerir melhor as emoções.
Augusto Cury (2016, pp. 69-71) oferece no seu livro algumas sugestões para nos ajudar a controlar o stress :

  • Gerir o pessimismo, o coitadismo (autocompaxão) e o conformismo;
  • Fazer escolhas: escolher o essencial e estar disposto a perder o trivial;
  •  Estabelecer metas claras para não fazer de qualquer lugar o seu porto;
  • Dormir um sono reparador: não usar telemóveis ou computadores entre uma e duas horas antes de dormir;
  • Gerir os pensamentos doentios que nos vinculam ao passado;
  • Desenvolver uma rotina saudável para trabalhar, praticar desporto, não trair as férias, os feriados, os descansos, a não ser temporariamente.

Estas são algumas propostas para gerir o stress no entanto procura nas várias opções que a sociedade atual oferece a que melhor te servir. No meu caminho, a meditação, o Reiki, o Yoga, a alimentação saudável, o passar momentos na natureza, o equilíbrio entre o tempo de trabalho e de pausa e a leitura de temas que me atraem têm sido a fórmula que melhor me serve…
Encontra a tua.. :)

Em Amor…

Alma, Corpo e Mente…
Teresa Peral


Sem comentários:

Enviar um comentário