O dia da mulher foi celebrado há poucos dias, a 8 de Março, e fiquei a pensar, a meditar no seu significado, após tantos anos da sua implementação.
Confeço que fico triste quando percebo porque razão ainda temos que aproveitar a celebração deste dia para reclamar o que deveria ser um direito natural das mulheres de todo o mundo, face à igualdade de género e à igualdade de direitos humanos.
Em 2014 Emma Watson discursou na ONU apelando à igualdade de género e criou o movimento HeforShe.
Vejam o video aqui.
Vejam o video aqui.
![]() |
Emma Watson |
Ela apela à igualdade de géneros na medida em que também os homens sofrem com a desigualdade, tendo que ser fortes sem poderem, muitas vezes, expressar as suas fragilidades e fraquezas. Enquanto as mulheres são discriminadas em todo o mundo de várias formas difrerentes.
Em 2017 a HeforShe chega a portugal e no entanto, constatamos que o número de mulheres vitimas de violência no nosso país tem aumentado de forma assustadora.
Ainda assim com tanta desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, temos mulheres que apelidam outras de feministas, num sentido critico negativo e discriminatório.
Ser feminista é reconhecer que existem em Portugal, e no resto do mundo, imensas mulheres que são discriminadas em relação aos direitos humanos, face a uma sociedade de cariz patriacal, onde o homem assume um papel de "superioridade".
![]() |
Malala Yousafzai |
E no meio destes meus pensamentos surge o termo feminina versus feminista.
O que é ser feminina, pergunta-me uma amiga?
Ser feminista pressupõe ser feminina, pergunto eu?
Para mim Ser Feminina é estar bem na minha pele de mulher. Ser fiel à minha pessoa, aos meus valores. É gostar de mim e cuidar de mim, da minha alimentação, do meu corpo, cuidar da minha Alma. Isto pouco tem a ver com a forma como me visto, se me maquilho, se pinto as unhas, se visto saias ou se ando de cor de rosa, etc...
Cada uma de nós mulheres deve saber identificar o seu empoderamento, ou seja o seu PODER de SER.
Cada uma de nós mulheres deve saber identificar o seu empoderamento, ou seja o seu PODER de SER.
Se a sua identidade de género for feminina, então quer dizer que a sua alma se identifica com um corpo feminino de mulher. E isso nada tem a ver com a sua opção sexual.
Ser feminista é defender a igualdade de género e igualdade de direitos humanos.
Eu sinto-me feminina e feminista.
E tu leitor(a) o que é para ti "Ser feminina" ? E "Ser feminista"?
Comenta, dá-nos a tua opinião, o teu sentir.
Em Amor
Com Alma Corpo e Mente
Cristina Méga
cristinamariamega@gmail.com
Facebook: PNLCom PAixão
Sem comentários:
Enviar um comentário